Bon appétit!

Julie & Julia, de Nora Ephron

Estados Unidos, 2009

Com Meryl Streep, Amy Adams, Stanley Tucci

O filme Julie & Julia mistura as histórias reais de Julia Child e Julie Powell. Em meados da década de 40 acompanhamos a história de Julia Child, uma mulher que se muda para Paris com o marido e, em busca de uma ocupação, resolve ingressar num curso de culinária frequentado apenas por homens. Com o seu jeito debochado, voz esganiçada e divertida, Julia Child aprende a cozinhar maravilhosas receitas francesas e resolve escrever um livro a fim de orientar mulheres americanas, “sem-empregadas” (como Child as nomeia), a aprender a culinária francesa. As vidas de Julia Child e de Julie Powell se cruzam, mesmo que o tempo e o espaço as separem.

Julie Powell, prestes a completar trinta anos, percebe que leva uma vida monótona, sem objetivos; tudo o que sonhara deixara incompleto, como o sonho de ser escritora. Então resolve criar um blog, Julie/Julia Project, em que aceitaria o desafio de cozinhar as 524 receitas do livro de Julia Child em apenas 365 dias.

O interessante do filme é constatar o quanto a vida de ambas são interligadas, já que Julie e Julia buscavam objetivos concretos, realizar os seus sonhos da melhor forma possível, mesmo que falhassem. A ideia de realizar os sonhos, em muitos filmes, pode ser absolutamente clichê. Porém, em Julie & Julia, é fácil identificar-se com as personagens e envolver-se com elas. É totalmente compreensível a tentativa de Julie em finalmente concentrar-se em seguir o caminho que sonhara, a de ser escritora. Para alguns pode soar como loucura fazer todas as receitas do livro de Child. Mas é desta forma que Julie aprende a salvar a si mesma, a retomar os sonhos supostamente perdidos. Cada receita é um obstáculo superado e uma forma de Julie ver que possui o próprio valor.

Além do enredo leve, a atuação de Meryl Streep como Julia Child é de nos encantar tanto quanto as deliciosas receitas francesas. Comparando a personagem com a Julia real, são muito parecidas. Meryl Streep mostra que a sua intenção é nos apresentar essencialmente a mulher Julia Child, e não fazer apenas uma imitação.

Em suma, Julie Powell e Julia Child se completam. Para uma geração de mulheres que consumia apenas produtos enlatados, Julia Child significou muito para a gastronomia, mostrou que esta pode ser acessível e que possui o seu valor. Cada ingrediente, cada detalhe de uma receita poderia fazer a diferença para criar uma verdadeira obra-prima. E Julie Powell, ao criar o desafio para si mesma de testar as 524 receitas, viu que é capaz de arriscar-se pelos próprios sonhos, mesmo não tendo a certeza se conseguiria, de fato, realizá-los. Assim, Julie & Julia é tão sublime que consegue convencer que qualquer um é capaz de seguir as receitas de Julia Child e escolher os ingredientes essenciais para construir a própria vida. Bon appétit!

Anúncios

2 comentários sobre “Bon appétit!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s