Personagem Mônica posa para revista com looks de estilistas brasileiros

Matéria publicada no site Fashionatto

Podemos afirmar que, para muitas crianças, a Mônica foi uma das primeiras heroínas que conhecemos pelos quadrinhos, em nossa infância. O vestido vermelhinho da Mônica se tornou inconfundível e sua marca registrada nos quadrinhos. Quando mostravam o guarda-roupa da menina, na história, havia só vestidos vermelhos. Mas eu me lembro que, no alto dos meus sete anos, fiquei encantada com uma edição em que a Mônica e a Magali participavam de um desfile de moda. E não era incomum gostar dos quadrinhos da Tina justamente pelas peças modernas que a personagem usava.

Mônica tirou a sorte grande agora. A edição 15 da revista L’Officiel Brasil, comandada no Brasil por Erika Palomino, trouxe um ensaio exclusivo como comemoração dos 50 anos da Mônica. A garota troca seu vestido vermelho por looks do verão 2014 brasileiro, com poses referentes à edição francesa da revista. Há peças clássicas inspiradas nos anos 60 e assinadas por estilistas especialmente para o ensaio, como você pode conferir abaixo.

A estilista Adriana Degreas, conhecida por seu beachwear luxuoso, foi homenageado com seus maiôs listrados, que foram destaques na última SPFW.

Contudo, não foi somente pela revista que a personagem Mônica ingressou no mundo da Moda. O desfile da Apoena, na Fashion Rio, resolveu homenagear os 50 anos da Mônica com um desfile que trouxe os personagens como estampas, misturando-os aos florais, e com cores presentes nos quadrinhos, como verde, vermelho, preto e branco. Confira aqui.

A Turma da Mônica é uma das poucas histórias infantis genuinamente brasileiras que compõe um mercado extremamente vasto. Já teve um parque temático, não é difícil encontrar itens como bolsa e roupas com estampas dos personagens. Em 2008 foi lançada a primeira edição da Turma da Mônica Jovem, com traços que remetem aos mangás japoneses, agora com os personagens adolescentes e adultos. Já pudemos conferir até mesmo o primeiro beijo e o casamento da Mônica e do Cebolinha. E esse ano foi lançada a edição Laços, com uma história distinta dos quadrinhos, com traços mais minimalistas e teor fantástico, edição essa que tem sido elogiada como um trabalho muito bem feito e cuidadoso.

A primeira exposição considerada artística que vi foi História em Quadrões na Pinacoteca do Estado, em São Paulo. Maurício de Souza recriou quadros considerados clássicos, com os personagens da Turma da Mônica, num jogo de intertextualidade que muitas escolas adoraram, como meio de inserir os alunos na história da arte. O museu ficou lotado de crianças, com mais de 1 milhão de visitantes durante todo o período da exposição, que contemplavam curiosas os personagens dos quadrinhos em poses pomposas, enquanto os professores explicavam a referência aos artistas. Havia Mônica como Mona Lisa, Magali com a vestimenta de bailarina, marca de Degas, Chico Bento no quadro de Van Gogh, a escultura do Cebolinha como O pensador de Rodin ou O tocador de pífaro, de Manet.

A Turma da Mônica já fez parte da infância de muitas gerações. As crianças que se encantaram pelas páginas da turma hoje são pais e mães, que transferiram a história aos seus filhos que, por sua vez, já são adultos hoje. Os quadrinhos em mangá vieram para conquistar mais uma geração que, surpreendentemente, se mostra fã dos personagens, da mesma forma que fomos há mais de 10 anos. Só podemos esperar que Mônica complete ainda muitas décadas nos quadrinhos.

fonte

Anúncios

Um comentário sobre “Personagem Mônica posa para revista com looks de estilistas brasileiros

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s