Oscar 2015 | Meus palpites

listaoscar2015.jpgE chegou domingo, dia 22, dia do Oscar! Para mim o ano se inicia mesmo depois do Oscar. A meta era ver 28 filmes, mas não deu, paciência. Pelo menos assisti 22 filmes, com 9 resenhas escritas que deram muito trabalho e consegui melhorar bastante no exercício de analisar um filme. É o que vale! Os outros que faltaram da lista, principalmente de melhor filme estrangeiro e animação, vão ser vistos, sim. As resenhas você pode ler, reler, compartilhar, criticar, vir comentar depois de ver quando quiser, e elas estão aqui.

Certo, vou deixar meus palpites para o Oscar. Veja bem, é o que eu acho que vão premiar, coloquei entre parênteses o que eu gostaria que ganhasse. Este é o dilema quando a gente participa de bolão do Oscar, porque às vezes você precisa assinalar aquele que você gosta muito, para ficar com consciência tranquila durante a cerimônia. E tem outras categorias que você precisa deixar de lado seu favoritismo e considerar quem realmente se destacou como melhor ator ou atriz com um personagem completo que o filme possibilitou desenvolver. Então vamos lá! E dê seus palpites!

Melhor filme: categoria muito difícil, talvez Boyhood. Mas teve gente aí, como o excelente crítico Pablo Villaça que disse aqui que há a possibilidade de premiarem O Jogo da Imitação, veremos. Eu torço para Birdman ou Grande Hotel Budapeste!
Melhor diretor: Richard Linklater por Boyhood (Iñárritu, por Birdman)
Melhor ator: Eddie Redmayne (fico entre ele, Michael Keaton e Benedict Cumberbatch. Confesso que ficaria mais contente se o Michael Keaton ganhasse, por Birdman. Foi azar do Ben concorrer esse ano, ele merecia muito, mas muito destaque pela importância de Turing. Porém, a categoria está bem equilibrada).
Melhor atriz: Julianne Moore (não consigo opinar muito, só faltou ver Para sempre Alice. Mas vale dizer que esta categoria está maravilhosa e todas se destacaram mesmo, em filmes excelentes)
Melhor atriz coadjuvante: Patricia Arquette por Boyhood (se ela ganhar, ficarei feliz, foi a personagem que eu gostei em Boyhood. Mas metade do meu coração sempre torcerá por Meryl Streep, essa mulher é sensacional)
Melhor ator coadjuvante: J.K.Simmons (sim, consegui amá-lo e odiá-lo em Whiplash)
Melhor animação: não tenho ideia. Pode ser Operação Big Hero, porque é Disney e a Academia costuma premiá-la com frequência, ou Como treinar seu dragão 2, que seria aceitável, pois é um bom filme, mas a Academia tem resistência em premiar a Dreamworks. Posturas aleatórias do Oscar. Eu votaria em Boxtrolls, criativo do início ao fim e em stop motion. Mas tem Song of the sea e O conto da princesa Kaguya que não deu tempo de ver, mas parecem ser ótimos.
Melhor documentário: não vi, mas torço por Sal da Terra, sobre Sebastião Salgado!
Melhor montagem: O Grande Hotel Budapeste ou Whiplash
Melhor canção original: não sei qual a Academia escolheria, eu amo Lost stars, de Begin Again
Melhor design de produção: Grande Hotel Budapeste, por favor!!!
Melhor edição de som: Birdman e sua bateria insana.
Melhor mixagem de som: Birdman ou Whiplash, ambos tem a bateria como protagonista, o que é curioso.
Melhores efeitos visuais: não vi alguns da categoria, mas acho que eu votaria em Interestelar.
Melhor fotografia: Grande Hotel Budapeste
Melhor figurino: Grande Hotel Budapeste
Melhor filme estrangeiro: talvez o prêmio vá para Leviatã ou Relatos selvagens, porque imagino que os velhinhos preguiçosos do Oscar não vejam todos desta categoria, o que é um erro grave, acabam por ver aqueles que ganham destaque entre público e bilheteria. Pelas críticas positivas, Timbuktu é surpreendente e poderia merecer também a estatueta, assim como Ida. Categoria difícil, de grande qualidade. Eu voto em Relatos selvagens, porque assisti e achei excelente.
Melhor trilha sonora: é do Desplat! Ele concorre com ele mesmo, deem o prêmio para esse homem! Grande Hotel Budapeste ou Jogo da imitação. Ambas são de outro mundo.
Melhor roteiro adaptado: eu acho que Garota exemplar deveria estar aqui. Mas não está. Não faço ideia de qual será a preferência da Academia, poderia ser Jogo da imitação, Teoria de Tudo, Whiplash.
Melhor roteiro original: Birdman. Mas pode ser de O abutre ou Grande Hotel Budapeste também, que ficarei feliz.

Melhor maquiagem ou penteado: Grande Hotel Budapeste, que fez Tilda Swinton ficar irreconhecível.

Deixe um comentário

